Wild Cards I: O Começo de Tudo – editado por George R. R. Martin 📖 Leituras do Solari #170

Coletânea clássica dos anos 1980 busca reinventar os super heróis dos quadrinhos para a literatura, misturando superpoderes com a história do século 20

Wild Cards I dá início a uma longa coletânea de contos em um mundo no qual super heróis se tornaram um fenômeno relativamente comum. Pouco após a Segunda Guerra, um vírus alienígena é dispersado em Nova York, matando a maioria dos infectados e dando habilidades – ou defeitos – aos sobreviventes.

Há um certo “efeito Forrest Gump” na história ao integrar figuras do século 20 à história ao invés de criar uma Metropolis ou Gotham City apenas inspirada no mundo real. Assim, Mick Jagger é um lobisomem, a caça às bruxas anticomunista dos anos 1950 vira um perseguição a pessoas com poderes, as lutas pelos direitos civis dos anos 1960 viram lutas pelos direitos dos jokers, aqueles deformados pelo vírus.

Como são diversos autores, cada história possui um estilo próprio, mas tudo é muito bem unido pela mitologia principal da série. O criador de Game of Thrones, George R. R. Martin, sabe o que faz na edição.

Algumas histórias têm um tom de Watchmen, enfatizando a humanidade dos super-humanos ao invés dos mesmo clichês de embates com supervilões. A sensação de realismo é enfatizada com interlúdios de trechos de livros e artigos jornalísticos do universo, como “Medo e Delírio em Jokertown”.

Há grande variedade de poderes, fugindo apenas dos lugares comuns do gênero como superforça, velocidade, inteligência, telecinese. Há um homem cujo poder muda a cada vez que hiberna, outro que tem um “superpoder do sexo tântrico”. Um dos mais assustadores é um psicopata capaz de matar através dos outros, se tornando impossível ser descoberto.

Apesar da indiscutível qualidade, a história não me pegou tanto quanto eu esperava. Talvez a quantidade de personagens tenha dispersado o impacto da narrativa para mim. Mesmo assim, é um belo começo do que promete ser um gigantesco universo expandido e vou continuar na série.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: