Portfólio

Sou jornalista com experiência nas editorias geek, jogos, cultura e entretenimento. Trabalho em texto, reportagens em vídeo e conteúdo ao vivo para redes sociais. Tenho passagens pelas redações do UOL, Catraca Livre e Folha de S.Paulo, além de colaborar com matérias para o Estado de São Paulo, Revista Playstation e Revista Oficial Xbox. Também trabalhei em assessoria de imprensa, com conteúdo produzido para empresas como Activision e Ubisoft.

Tenho inglês fluente, alemão intermediário e japonês básico. Sou autor dos livros Quando os Pesadelos Acordarem, As Crônicas do Cascavel e da série Cybersampa. Falo semanalmente sobre minhas leituras – além de games, séries e filmes – no canal Guilherme Solari Tube.

Abaixo alguns exemplos de meus trabalhos:


Matéria Ghost in the Shell – Estadão

GhostInTheShellEstadao
Resenha do filme “A Vigilante do Amanhã” para o caderno Aliás do Estadão. Também escrevi no veículo sobre livros como Cama de Gato, de Kurt Vonnegut.

Entrevista Marina Abramovic – Catraca Livre

EntrevistaMarinaAbramovicCatraca
Entrevista em vídeo para o Catraca Livre com a artista Marina Abramovic sobre o lançamento de seu filme “Espaço Além”. Também fiz outras pautas culturais em vídeo, ao vivo e em texto para o veículo.

Drones e batalhas de robôs – Catraca Livre

DronesERobos
Matérias com o especialista em drones Carlos Candido sobre o seu uso em áreas urbanas. Também cobri batalhas de robôs criados por estudantes de engenharia.

Matéria Roteiro em Tóquio – UOL Viagem

RoteiroToquioUOL
Matéria “Dez Atrações para não perder em uma visita rápida a Tóquio” feita para o UOL Viagem. Também mantive um diário pessoal aberto durante a viagem chamado Solari no Japão.

Matéria Battlefield I e Primeira Guerra – Revista Oficial Xbox

BattlefieldXbox
Escrevi colunas para a Revista Oficial Xbox e Revista PlayStation (da Editora Europa), com textos aprofundados sobre a relação dos games com temas da vida real, da arte e literatura.

Acompanhando talentos internacionais – BGS 2017

BGS2017
Durante a Brasil Game Show 2017, maior evento de games da América Latina, acompanhei pela Rosa Arrais Comunicação nomes da indústria dos videogames como Hideo Kojima, Nolan Bushnell e David Crane (foto). Fui responsável pelo contato com a imprensa e pela agenda de parte dos talentos internacionais.

Matérias de comportamento e culturais – UOL Entretenimento

Selfies
Matéria sobre a exposição de Ron Mueck na Pinacoteca de São paulo. Fiz cobertura de exposições buscando identificar de tendências de comportamento além do evento em si.

Dica Digital Joga

DicaDigitalJoga
Mantive por mais de um ano um segmento semanal de gameplay ao vivo para minha editoria do Catraca Livre chamado Dica Digital joga. Os vídeos tinham um público mais casual, mas com interesse em conteúdo geek.

Matéria assédio nos games – Catraca Livre

Bullying
Reportagem com vários perfis de jogadoras, de casuais a profissionais de eSports, relatando casos de assédio em partidas multiplayer.

Guilherme Solari Tube

YouTube
Guilherme Solari Tube – Meu canal pessoal do YouTube, mantido desde 2013 com resenhas de livros, filmes, HQs, games e curiosidades nerd. Possui um público engajado e apaixonado por ficção científica em particular e uma boa história em geral.

As Crônicas do Cascavel

Comix
Sou autor de livros como As Crônicas do Cascavel (Multifoco), uma aventura sobre um dono de uma videolocadora falida que decide lutar contra o crime em São Paulo. E seu único poder é ter assistido a todos os filmes de ação dos anos 1980.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: