Survival of the Richest, de Douglas Rushkoff – 📖 Leituras do Solari #225

O Futuro chegou, ele só não foi distribuído. William Gibson

Survival of the Richest é uma análise da mentalidade de bilionários de não resolver os problemas do planeta e evitar o apocalipse, mas de se isolar do apocalipse que eles ajudaram a criar. O autor Douglas Rushkoff agiu como conselheiro serviu como conselheiro de muitos deles, portanto acaba sendo muito mais um livro sobre a mentalidade de sobrevivência dos bilionários do que de planos de como de fato executar esses planos.

Todas essas “soluções” dos ultrarricos para se salvar tem algo em comum: elas não são pra todo mundo. É uma tentativa de expandir a mentalidade de exepcionismo e privilégio para uma área vip após o fim do mundo. E tome promessas de colonizar Marte, fugir pro metaverso, se congelar para reviver no futuro, preparar o bunker pessoal pra curtir o apocalipse, ilhas dignas de vilão do James Bond, etc. Mas sempre tem aquela letrinha miúda de que nem todo mundo vai “se salvar”.

É um tipo de mentalidade intrinsicamente relacionado com a tecnologia. Muito do que a tecnologia é vendido como “conveniência” é na verdade projetado para tirar da vista a exploração. Exemplo da câmara de gás, não só como um forma mais eficiente de matar pessoas, mas como tornar mecânico, o simples apertar de um botão.

O autor defende um conceito que ele chama de Equação de isolamento, o quanto o dinheiro na verdade é um meio para se isolar das consequência da acumulação extrema de capital. Me lembrou um conto do The Wandering Earth que leva a ideia do bilionário ao extremo completo: um único ser humano é dono de um planeta inteiro, cobrando taxas da população até pelo uso do oxigênio, com todas as atividades moderadas por um exército onipresente de nanorobôs.

Survival of the Richest é um livro sobre um tipo especial de insanidade presente nos ultrarricos, mas de certa forma em todos nós: de usarmos os recursos para nos isolar de problemas ao invés de resolver problemas. Construir muros mais altos e equipes de segurança em condomínios ao invés de buscar formas de melhorar a segurança pública.

Eu não culpo alguém buscar segurança para si mesmo e sua família em um país violento como o Brasil, mas é um lembrete de como os grandes problemas não vão embora com um muro. Ou fugindo pra Marte.

Um comentário em “Survival of the Richest, de Douglas Rushkoff – 📖 Leituras do Solari #225

Adicione o seu

  1. wow!! 84Survival of the Richest, de Douglas Rushkoff – 📖 Leituras do Solari #225

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora