Slack, de Tom DeMarco – 📖 Leituras do Solari #224

“Slack is the time when reinvention happens. It is time when you are not 100 percent busy doing the operational business of your firm.”

“Uma riqueza de eficiência é uma pobreza de adaptabilidade.” – Eu, parafraseando Altered Traits

Slack defende uma ideia que parece boa demais pra ser verdade: que ter funcionários com períodos de ócio é ótimo, na verdade. Lançado originalmente em 2001, o livro traz algumas referências de empresas de big tech dos anos 1990 que são meio datadas, mas achei sua mensagem do custo “invisível” da eficiência total algo surpreendentemente atual.

Quase todo mundo já teve “aquele” chefe. Aquele que não pode ver ninguém que não está 100% do tempo ocupado que acha que a empresa está desperdiçando dinheiro. E o que acaba acontecendo é que ou todo mundo está ocupado demais apagando incêndios do dia a dia para planejamentos importantes, ou as pessoas estão preocupadas tentando Criar a ilusão de trabalho.

O grande problema da obsessão da Eficiência Total é que a eficiência tem um custo. E nem estou falando do custo – muito real por sinal – de burnout, saúde mental de funcionários ou pedidos de demissão. Mas que quanto mais uma empresa é “eficiente” – no sentido de estar utilizando cada minuto de seus funcionários – menos ela é adaptável.

É importante dizer que o autor Tom DeMarco não está defendendo a procrastinação do que precisa ser feito ou que todo mundo da empresa pode ficar coçando o saco. Mas que o uso estratégico de tempo livre – e o foco aqui é na palavra estratégico – é benéfico para empresas não perderem funcionários, se reinventarem, se prepararem para problemas futuros e muito mais.

Essa folga é quase como um dinheiro de tempo que você guarda para a sua conta de investimentos, enquanto uma empresa 100% eficiente é quando você gasta tudo mês a mês.

Se tornou endêmico nas empresas a ideia de transformar o trabalho criativo em uma linha de montagem de uma fábrica. O grande problemas, no entanto, é que o tempo de cognição é fixo. A partir de um limite, você não pode acelerar o pensamento, assim como é É impossível acelerar a decantação, principalmente em tarefas que possuem um Tempo de imersão.

“It’s possible to make an organization more efficient without making it better. That’s what happens when you drive out slack. It’s also possible to make an organization a little less efficient and improve it enormously. In order to do that, you need to reintroduce enough slack to allow the organization to breathe, to reinvent itself, and to make necessary change.”

Eu acho que grande parte da sedução de Eficiência Total está em tentar tornar a eficiência algo mensurável. E em certo aspecto é mesmo. Você conta os minutos que a pessoa foi ao banheiro, até um índice de satisfação de cliente. Mas como medir a capacidade de mudança que uma pessoa traz a uma empresa?

Existe também a ideia da Falácia do planejamento, um dos Erros recorrentes no qual nós superestimamos nossa capacidade de antever imprevistos. Que, por definição, não podem ser vistos antecipadamente!

Eu já estive dos dois lados da questão da eficiência. Trabalhando no operacional eu sempre me surpreendi com a romantização da hora extra não remunerada, isso pelos próprios funcionários nas áreas de jornalismo e marketing. Gente que falava com orgulho que trabalhava 16 horas por dia… o que se for pensar elas não eram 2x mais eficientes, e sim ganhavam metade do salário. Como gestor, também não me preocupo com tempos de relativa calmaria. Aquela ideia de que a equipe precisa estar o tempo todo a 100% do vapor.

Outro ponto que eu gostei no livro foi sobre a construção de confiança entre funcionários e gestores. O chamado “ownership” das tarefas, que só é possível quando as pessoas tem autonomia real para decisões referentes à sua tarefa, algo que um chefe que controla cada passo do processo destrói.

Dar autonomia para alguém também envolve permitir que aquela pessoa erre. O que, controladamente, pode ser uma coisa boa. O fracasso é o maior professor.

“You can’t empower anyone without taking chances. The power you’ve granted is the power to err.”

Slack mostra que é possível tornar uma empresa mais eficiente e muito pior, tirando a “folga” no tempo de planejamento. E acho que o mesmo vale para a rotina pessoal. Entuxar o dia de planos num sistema de Time Boxing tira a sua capacidade para adaptar a novas atividades.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora