Satsuma Gishiden, de Hiroshi Hirata đź“– Leituras do Solari #205

Uma HQ de Hiroshi Hirata, considerado um dos grandes mestres do gekigás, mangás de temática adulta. Satsuma Gishiden: Crônicas dos Leais Guerreiros de Satsuma é considerado o seu principal trabalho, publicado originalmente de 1978 a 1982. Os livros contam a história do clã Satsuma, que recebe a tarefa pelo xogum de realizar uma monumental obra de contenção de enchentes como pretexto para enfraquecer a classe guerreira em um período de paz.

Os livros trazem diversas explicações da cultura medieval japonesa, como a hierarquia social, o código de honra do bushido, o costume de Hiemontori (caça às vísceras) e diversos detalhes de difícil compreensão aos leitores modernos. Como as richas entre a classes baixa e alta de samurais do clã Satsuma, assim como a tensão com o Xogunato Tokugawa.

Os livros trazem dois estilos diferentes de traço, a maioria das histórias só de caneta, mas algumas que parecem ter sido feitas com guache. O traço tem um movimento bem fluido e belíssimo. Os corpos e músculos lembram o conan desenhado pelo Frank Frazetta. Os detalhes dos painéis realmente impressionam. Às vezes tem páginas com uma ou nenhuma palavra de diálogo que eu parei para admirar por alguns minutos para os detalhes. Até gostaria que fosse em tamanho de pôster para poder aproveitar tudo.

Sobre samurai em tempos de paz, após o sengoku jidai: mantém um status acima do camponês comum, mas na prática precisam trabalhar como artesãos para sobreviver; o que entra em conflito com a ideologia guerreira. A sociedade criar monstros pra lutar a guerra e depois não quer colher esses monstros em tempos de paz.

Apesar de ter momentos violentos de combates, mãos decepadas, Satsuma Gishiden é muito mais uma história sobre autosacrifício e evitar o conflito. Da coragem de não lutar, mesmo sob pressão insuportável.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

VocĂŞ está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

VocĂŞ está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

VocĂŞ está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

VocĂŞ está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: