Às vezes parte da história de um livro é de onde eu ouvi falar sobre o livro. No caso eu estava assistindo a um vÃdeo sobre as teorias de um jogo chamado Control, que lida com a teoria jungiana consciência e realidade. E foi apropriado que esse é um livro bem estranho descoberto de uma forma estranha.
The Unpleasant Profession of Jonathan Hoag é um livro curto de Robert Heinlein, autor de Tropas Estelares e Estranho em Uma Terra Estranha, ambos já com resenha no canal. A história tem uma premissa curiosa: Um homem de Chicago vai ao médico preocupado se uma sujeira debaixo de suas unhas é sangue seco, que ele não lembra como foi parar lá. E quando ele pára pra pensar, também não lembra o que faz durante o dia. E contrata um casal de detetives para descobrir quem ele é e qual a sua ocupação e quem ele é.
A premissa é até cômica no inÃcio, potencializada pela educação tão extrema de Hoag que chega a ser doentia. É aquelas pessoas que você não consegue odiar nem que queira, que pede desculpas por tudo, e de grande ingenuidade. Ele nem sabe qual profissão e como sempre tem dinheiro de sobra no bolso. Mas a história vai se tornando progressivamente sombria conforme vai ficando claro que Houg pode ter, conscientemente ou não, algum tipo de habilidade paranormal.
O detetive segue Houg até o seu trabalho, apenas para descobrir depois que o trabalho que teria visto – e até todo andar daquele edifÃcio – nunca existiu. Alia-se a isso um culto fanático adorador de um pássaro primordial que parece ter ao mesmo tempo muito interesse, e muito medo do pacato Houg. E sobre a obsessão do detetive em entender Houg que o leva a afundar cada vez mais na toca do coelho.
Dessa premissao curiosa, o livro acaba abordando temas como paradoxos, realidades paralelas, obsessão, a natureza da realidade, da percepção humana e até da arte. E eu gostei como ele entrega esses grandes temas em uma história curta. Eu estou lendo alguns livros bem longos que mais parecem uma série de 7 temporadas, que por mais que tenham ideias incrÃveis, eu quero ler outras coisas.
The Unpleasant Profession of Jonathan Hoag é um livro curioso. Ele começa de uma cena cômica de um homem no médico e até o final amplia para todo o universo e todos os universos. A relação de amor sincero entre o casal de detetives também dá um tom diferente à narrativa. Começa como uma tentativa de desvendar um mistério, e termina como uma história de como salvar o amor.
Deixe um comentário