Adaptação do livro bíblico aos quadrinhos por Crumb é uma bela releitura humanista do texto original
Robert Crumb fez muito mais do que fazer desenhos que acompanhassem o texto do livro Gênesis, ele criou imagens que complementam o texto e lhe dão um novo significado. Um significado calcado na experiência humana, na tentativa dos povos antigos de descobrir significados.
A minha opinião é que a obra é uma verdadeira declaração de amor à espécie humana. Na breve introdução, o ilustrador diz que considera a bíblia a palavra dos homens e não a palavra de Deus. E ele ilustrou o texto de maneira muito fiel, mas ao mesmo tempo revelando, não figuras intocáveis de um texto dogmático, mas pessoas de dimensão muito real. Tudo isso sem omitir nada do texto.
Houve certa controvérsia, pois ele desenhou de forma fiel as cenas de sexo e violência que existem no Gênesis, mas tais partes são colocadas de forma fiel e não como uma forma de chocar o leitor.
As expressões faciais em momentos críticos são desenhadas de forma primorosa, como o horror de Noé ao receber a notícia de que o mundo seria inundado, ou o horror dos moradores de Gomorra conforme a cidade era incendiada.
A edição brasileira foi cuidadosa para utilizar a grafia de nomes das bíblias brasileiras, mas mantendo características da versão de Crumb, como a repetição de palavras e o paralelismo. Contém também notas sobre tradução de termos em hebraico. Parabéns pelo belo serviço de tradução da editora Conrad.
Deixe um comentário