GĂȘnesis, de Robert Crumb 📖 Leituras do Solari #154

Adaptação do livro bíblico aos quadrinhos por Crumb é uma bela releitura humanista do texto original

Robert Crumb fez muito mais do que fazer desenhos que acompanhassem o texto do livro GĂȘnesis, ele criou imagens que complementam o texto e lhe dĂŁo um novo significado. Um significado calcado na experiĂȘncia humana, na tentativa dos povos antigos de descobrir significados.

A minha opinião é que a obra é uma verdadeira declaração de amor à espécie humana. Na breve introdução, o ilustrador diz que considera a bíblia a palavra dos homens e não a palavra de Deus. E ele ilustrou o texto de maneira muito fiel, mas ao mesmo tempo revelando, não figuras intocåveis de um texto dogmåtico, mas pessoas de dimensão muito real. Tudo isso sem omitir nada do texto.

Houve certa controvĂ©rsia, pois ele desenhou de forma fiel as cenas de sexo e violĂȘncia que existem no GĂȘnesis, mas tais partes sĂŁo colocadas de forma fiel e nĂŁo como uma forma de chocar o leitor.

As expressÔes faciais em momentos críticos são desenhadas de forma primorosa, como o horror de Noé ao receber a notícia de que o mundo seria inundado, ou o horror dos moradores de Gomorra conforme a cidade era incendiada.

A edição brasileira foi cuidadosa para utilizar a grafia de nomes das bíblias brasileiras, mas mantendo características da versão de Crumb, como a repetição de palavras e o paralelismo. Contém também notas sobre tradução de termos em hebraico. Parabéns pelo belo serviço de tradução da editora Conrad.

Deixe um comentĂĄrio

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

VocĂȘ estĂĄ comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

VocĂȘ estĂĄ comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

VocĂȘ estĂĄ comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

VocĂȘ estĂĄ comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentĂĄrios sĂŁo processados.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: