Sombras Eternas, de Clen Cook (Companhia Negra 2) đź“– Leituras do Solari #142

Segundo livro da série Black Company mantém a atmosfera sombria, mas perde um pouco da força ao se concentrar em intrigas no lugar de batalhas

Shadows Linger se passa cerca de uns 8 anos após The Black Company, primeiro livro da clássica serie de fantasia de Glen Cook que acompanha uma companhia mercenária.

Os personagens estão mais endurecidos pelo tempo e cada vez mais infelizes de lutarem pela “Senhora”, uma feiticeira com ares de morta-viva que tenta impedir que seu marido, o Dominador, seja ressuscitado.

A narrativa se alterna entre o relato em primeira pessoa do historiador Croaker, mantenedor dos anais da companhia, e um narrador onisciente quando ele não está presente.

O grupo Ă© enviado a uma cidade no extremo norte onde existe um castelo negro que parece crescer por conta prĂłpria. A primeira dica de que tem algo bem sombrio acontecendo Ă© como os moradores do castelo pagam fortunas por corpos por motivos que nĂŁo ficam claros inicialmente.

Esse volume introduz alguns personagens bem interessantes, em particular Marron Shed, dono de uma estalagem da cidade ao lado do castelo negro que se modifica de covarde completo a herói improvável. Também volta o sombrio Raven e, so de relance, sua protegida Darling, que pode ser a reencarnação da última esperança contra a Senhora e o Dominador.

Esse segundo livro se concentra mais nas intrigas de alguns personagens do que na companhia como um todo. Acho que prefiro mais a abordagem do original, mas a atmosfera sombria da saga se mantém forte em Shadows Linger.

Achei o final do livro um pouco anticlimático, ainda mais em comparação com The Black Company. A Companhia está envolta em uma batalha de proporções épicas como o cerco a Charm, final do primeiro livro, mas a história vai para outro lugar quando a coisa esquenta de verdade para dar um gancho para o terceiro livro. Mas pelo que andei lendo, o terceiro é o melhor da série, fechando esse ciclo inicial.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

VocĂŞ está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

VocĂŞ está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

VocĂŞ está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

VocĂŞ está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: